domingo, 12 de setembro de 2010

A revelação do dia!

Funchal vem de funcho!! O nome da capital Funchal deriva do funcho! Nunca tinha pensado nisso! Quer dizer, conheço o funcho, trouxemos rebuçados de funcho. Mas simplesmente, sei lá, nunca tinha feito a real associação!! E achei linda! O Funcho!! Com tantas árvores magníficas na Madeira, com tanta vegetação, porquê logo o funchosinho? É que, não sei se estão bem a ver, o funcho é, com o devido respeito à dita planta, o raio de um arbusto que nem é assim nada de extraordinário. Como qualquer arbusto, a meu ver. Por isso é que são arbustos, dá logo um ar um tanto tosco às plantas em si... "O que é isto?? Ah! Sei lá, um arbusto qualquer!"
Ora os descobridores quando chegaram à Madeira, mais propriamente ao Funchal, devem ter pensado, hummmm, temos que dar um nome original aqui ao belo sítio. Olha, um funcho! Iark! Outro! Ena, dois funchos! Pronto! Funchal! Já está, ninguém se lembraria de tal invenção. Não sei, parece que tira um pouco o encanto à coisa. Ainda se fosse um nome assim que viesse duma planta esquisita tipo alcachofra, que só o nome faz pensar em algo medonho... ou erva daninha, que parece que é uma erva muito má que nos vai subir pelas pernas acima e puxar-nos para debaixo da terra. Mas não. É funcho. Não sei se estão bem a compreender o meu drama! Pelo amor de Deus, eu tenho funcho ali no meu quintal!! Aqui ao lado. E agora, se tiver ali mais que um funcho na terra devo referir-me àquilo como um funchal? Tipo roseira, roseiral?? Esta história deixou-me muito baralhada. Mas creio que para me ter deixado assim deve ser porque o Tico foi de férias e o Teco não está a dar vazão sozinho. Esta noite sonho com funchos. Quase certo. Bolas.

1 comentário:

Very disse...

Wowowowo! Quem diria! Não fazia ideia...
Obrigada pela visitinha!
Bjs