quarta-feira, 16 de março de 2011

Sobre a Luta

Não suporto a expressão "A Luta é Alegria." Não gosto da expressão em si e não concordo. A Luta não é, nunca foi e nunca será Alegria. A Luta, quando existe, é uma Necessidade. Justa ou injusta. Correcta ou sem fundamento. Para o Bem ou para o Mal. Com mais ou menos razões. Com objectivos definidos e concretos ou mais vagos e perdidos. Mas não, não é uma Alegria. Pode resultar em "Alegria" a curto, médio ou longo prazo. Mas honestamente, para mim, alegria é sinónimo de paz. E paz, é o contrário de Luta. Além disso, para mim, como expressão de ordem soa-me demasiado pueril, inocente, ingénuo e abstracto. Demasiado "vamos lá fazer barulho que isto é que é giro! Bora lá." E o objectivo é mais do que isso, deve ser mais.

Lutem sim pelo que defendem e acreditam mas com algo mais na cabeça e nas ideias do que alegria. É muito bonito sim, mas alegria eu tenho quando vou à praia, quando passeio, quando estou com os amigos, quando me rio. Não se me for manifestar. Aí, o que pode haver é força, fé, garra, orgulho, esperança, coisas diferentes! Menos alegria e mais inteligência poderiam dar melhor resultado. Isto sem querer ferir susceptibilidades e sem defender que o típico português deve ser o português macambúzio e tristonho do "vai-se andando... uns dias melhor, outros pior."

Sem comentários: