segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Made in Portugal


Cada vez que compro uma peça de roupa a minha mãe pergunta-me onde foi feita. Mera curiosidade, penso eu. Mas desde sempre, quando eu dizia que era de fabrico português, ela ficava claramente mais satisfeita. A minha mãe tem 70 anos. E como tal pertence a uma geração em que o Made in China era incomum. Não se via, a China era assim uma coisa muito looonge... Agora, o incomum é descobrir uma peça que não seja Made in China. Ou Made in RPC, como também já me apareceu. Quer se compre numa loja com nome italiano, francês ou espanhol... vai-se ver e vem tudo do mesmo bolo. Afinal, sendo assim qual é a diferença entre comprar numa loja daquelas que todos os centros comerciais têm ou comprar no chinês? Creio que a minha mãe sente saudades de ver uma peça de tecido qualquer que se vista e seja de fabrico nacional. E eu gostava mesmo de saber por onde andam as nossas criações? As nossas costuras, os nossos trapinhos, onde param? Onde se compram? Numa pequena tentativa de valorizar o que vem cá de dentro, aqui seguem algumas marcas nacionais. De vestir, comer e beber! Assim tudo à mistura, que é para se prestar mais atenção ao que é nosso:


Salsa
Tiffosi
Throttleman
Fly London
Quebramar
Sonne Butti
Pablo Fuster
Sacoor
Globe
Reverie
Simel
Lanidor
Cheyenne
Casa Batalha
Red Oak
Parfois

Nails4'us
Hera
Petit Patapon
Charles
Cubanas
Seaside
One(relógios)
Ana Sousa
Andreia (vernizes)
Decénio
Foreva
Shop 1One

Água das Pedras e Azeite Gallo e Oliveira da Serra, já agora!

E finalmente... a minha preferida: Chocolates Regina!!! Desde 1928, fundada em Alcântara, portuguesíssima!!


Muitas destas, são uma bela surpresa, saber que são nossas! Algumas destas lojas não vendem naturalmente só peças fabricadas cá, mas também há aquelas marcas que são estrangeiras e por por vezes são fabricadas em Portugal (ex.: Prada - que não é para o meu bolso). Isto tudo em busca duma etiqueta "Made in Portugal"!

2 comentários:

Unknown disse...

Ai oa chocolates REGINA :)))

teardrop disse...

Excelente iniciativa de divulgação dos "nossos" produtos. Posso dizer-te que prefiro sempre os "One" aos "Eletta" por serem nacionais!