quarta-feira, 25 de maio de 2011

Auto-estima... o que dizer?

Ultimamente noto que me faltam as palavras para confortar alguém quando as pessoas se vão abaixo. Não sei como fazer alguém sentir-se melhor quando os problemas têm a ver com falta de auto-estima, com o olhar para o mundo e julgar que todos estão contra nós e que nós somos tão diferentes que não nos encaixamos... e nunca seremos compreendidos. Como fazer ver a essas pessoas que na realidade elas são tão ou mais especiais? Pior, como fazê-las acreditar genuinamente nisso? No valor que têm e na personalidade que têm? São pessoas mais sensíveis, que sentem as justiças e injustiças de modo mais vincado e profundo, que por mais que tentem relativizar os pequenos problemas e as questões do dia-a-dia, por mais que o cérebro e a razão saibam que só se estão a auto-prejudicar por sofrerem tanto... o coração é completamente alheio. E sente essas arrelias e sofre por elas, independentemente do nosso poder de decisão e controlo. Sinto vontade de abanar essas pessoas até à exaustão até que elas repitam com convicção, "sim, eu tenho valor e não sou esquisita e nem sou menos que ninguém!". E que as únicas lágrimas que eu veja nelas, sejam de alegria e de riso... e não tristeza e desilusão ou raiva.


Será que quando sou eu a queixar-me os meus amigos também têm vontade de me chocalhar até eu abrir os olhos? Pobres almas pacientes que também só querem o meu bem....

Sem comentários: