quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Gata Borralheira


Jean-Léon Huens, A Gata Borralheira, 1980 - capa
Se há livro que mais me recordo de ler e reler enquanto criancinha é este... Nem sabia que existia a imagem desta capa na Internet, pois de facto só conhecia o que tenho cá em casa muito bem guardadinho e mais nenhum... Quando reparei na data da capa, percebi. Claro, é a ilustração de 1980, só podia. E não é a mais linda e maravilhosa capa que já fizeram para um livro da Cinderela ou Gata Borralheira? Já colei a lombada do livro não sei quantas vezes mas não se há-de estragar. Vai resistir à passagem do tempo e vai ter sempre a mesma idade que eu. E tráz-me tantas recordações esta simples imagem.
Que bonitinho que isto é... Da Verbo Infantil! Pois, que eu era muito infantil e alegre e lia a historinha da menina boasinha que trabalhava que se fartava, era judiada pelas irmãs feiosas e pela madrasta armada em besta mas depois no final... aah, tomem lá que o príncipe é com ela que casa! Pois. Isto em 1980. Em 2011 a realidade só tem em comum a parte do trabalhar que se fartar. E do judiar às vezes...

Sem comentários: