quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Confissão

Bom, então é assim: eu tenho uma confissão a fazer. E é verdadeiramente perturbante, chocante e preocupante. Todos os dias eu chego atrasada ao trabalho. Até aqui, nada de novo. O que é problemático é o motivo. Para além de levantar tarde, demorar no banho, demorar a escolher a roupa, de apanhar trânsito...há outra razão.
O que se passa é que... eu perco tempo a revirar os bichinhos-de-contas quase todos que estão de patas para o ar de manhã! Sim, eu faço isso...! Eu sou a Madre Teresa de Calcutá desses bichinhos, dessas criaturas indefesas. Desde que saio pela porta, desço as escadas e entro no carro, eu reviro-os. Assumo. Não dá para evitar. É mais forte do que eu. Eles estão ali a espernear, impossibilitados de se voltarem sozinhos. Aflitos e em agonia... e eu, salvo-os. Pronto. É isso. E não me venham com histórias de que eles se viram sozinhos porque eu já vi muitos mortos por terem secado assim, nessa posição inglória e desconfortável.E ninguém desejava estar nessa situação. Basta colocarmo-nos na pele deles. E estão tantos nos degraus das escadas quando saio que eu nem percebo o que raio é que eles vão para ali fazer, com um quintal enorme ao lado. O que é que esperam encontrar nos degraus?? Como fazem? Será que escalam o muro?? E comem o quê lá? Nada! Eles comem na verdade? Lambem o mármore talvez... ou não, que eles não devem ter língua sequer. São redondos. E depois no meio disto, vem uma rabanada de vento e toma! Desenrascai-vos agora! É aí que eu surjo, pela manhã, a iniciar o dia com boas acções! E os queriduchos até já confiam em mim porque já nem sequer se enrolam ao sentir o toque. É bonito de se ver. Quase comovente!
Eu preocupo-me com estas questões! Preocupo-me com estes seres. Acho que devíamos ser todos assim. E se um dia os nossos chefes nos recriminassem por termos chegado atrasados, nós justificávamos com o peito inchado de Orgulho:
-Estive a revirar os bichinhos-de-contas! Dá trabalho!
-Eu estive a ajudar uma formiga a subir o muro sem perder a migalha.
-Eu estive a empurrar um caracol para ir mais depressa!

Com sorte e boa compreensão até seríamos promovidos pela atitude cívica e honesta.

Sem comentários: