terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Do trabalho

Há anos que ando a dizer que preciso sair mais cedo do meu trabalho. Sendo que aqui o "mais cedo" é apenas "a horas". Normalmente saio entre as 20h30 e as 21h00. Muitas vezes depois dos chefes sairem. Muitas vezes fecho a porta. Ou por um motivo ou por outro, fico na minha secretária até essa hora. Já não sei se é por ter muito trabalho, se é por má gestão do tempo, se é por hábito, se é por não ter maiores responsabilidades fora do local de trabalho. Sei é que não aguento mais dedicar-me das 9h as 21h ao lado profissional da minha vida. Sinto que se está a formar, se é que não se formou já, um desequilíbrio muito grande entre o lado pessoal e o profissional. E antes que se dê um colapso, como já aconteceu antes, fica decidido e escrito que apartir de hoje farei o máximo para, dependendo apenas de mim, dar uma volta a isto! Porque a minha família merece que eu passe mais tempo com eles, eu mereço também e a minha cabecinha definitivamente precisa disso. Sempre houvi dizer que a nossa vida é como uma pizza com várias fatias e o trabalho é só uma dessas fatias. Há a família, os amigos, os amores, o cuidar de mim, o meu tempo livre, o não fazer nenhum... E tudo isso nos completa enquanto seres humanos. E nos faz, ou não, pessoas sãs e de bem connosco e com os que nos rodeiam. Não valemos mais enquanto pessoas por termos as melhores notas na escola, por sermos os melhores no nosso emprego ou por sermos mega inteligentes (não é o meu caso). Devemos esforçarmo-nos por dar o nosso melhor, sem dúvida, e ser honestos connosco, mas não podemos nunca deixar que o nosso valor enquanto pessoa dependa disso. Quando andava a estudar sempre vivi no terror de ter uma negativa, achava que era o fim do mundo e se a tivesse (e tive algumas), o dia tinha ficado arruinado e ficava com um peso descomunal. Quero pensar que enquando adulta, darei sempre o meu melhor mas o meu melhor também contempla a vida pós-laboral. E manter-me saudável e feliz. Apartir de hoje, fica o compromisso assente de sair a horas decentes e próprias e não ficar a fazer serão e ver as horas a passar.

Sem comentários: